quinta-feira, 19 de maio de 2011

Harry Potter ou Crepúsculo????????

potter-crepusculo
Havia uma trama que dizia: Harry Potter “produziu” os fãs de Crepúsculo. Não vou entrar no mérito de quem são os fãs de quem, coisa que o FiliPêra disse que fará em um post super completo que sairá em breve, mas vou entrar no mérito da qualidade dos filmes ( li os livros) e fazer comparações rápidas no melhor estilo revista VIP dos bons tempos, entre as duas séries.
Obs: obviamente várias pessoas já tiveram idéia parecida, então é natural que você encontre coisa similar pela web afora.

potter-crepusculo-316
1 - Autoras
Stephanie Meyer, uma americana nascida em 73, teve um sonho narrando a paixão de uma menina por um vampiro. Dessa idéia saiu a série Crepúsculo, que tem ao todo quatro livros e lhe rendeu um contrato de três anos com uma grande editora americana.


J.K. Rowling, autora de Harry Potter, é inglesa, e começou a escrever as aventuras de Harry Potter em guardanapos enquanto estava na maior pindaíba da sua vida. Logo depois escreveu o primeiro livro da série Harry Potter - A Pedra Filosofal - em uma máquina de escrever velha.


a) Grana: J.K. Rowling tem uma fortuna estimada em 1 bilhão de dólares, o que a torna a mulher mais rica do Reino Unido. Não se sabe o quando de grana Meyer tem, mas creio que deve passar longe de 1 bilhão. (Ponto pra Harry)


b) VantagensHarry Potter já vendeu mais de 400 milhões de cópias e obrigou o New York Times a criar uma lista  só pra ele, enquanto Crepúsculo não passa de 50 milhões. (Ponto pra Harry)


c) Páginas: Na média, Crepúsculo ganha, com 484 páginas por livro, enquanto Harry fica com 470, mas Rowling não deixa barato e escreve um livro de mais de 700 páginas (Ordem da Fênix), que crianças LERAM! (Ponto pra Harry Potter)


d) Beleza: J.K. Rowling é feia pra caramba, enquanto é possívelnotar em Meyer dependendo do nível etílicouma beleza super natural. (Ponto pra Crepúsculo)


e) Ponto fraco: Meyer escreve alguns dos piores e mais óbvios diálogos da história, enquanto Rowling plagiou Neil Gaiman e seus Livros da Magia (Neil disse que os dois tiveram a mesma inspiração, além da existência de um arquétipo de jovem feiticeiro na literatura, mas não caímos nesse papo de britânico). (Ponto para Harry Potter)


Veredito: Rowling ganha de Meyer, com um apertado 3 x 1!

fight
2 - A Trama


Crepúsculo é mais ou menos como um Romeu e Julieta adolescente, além de possuir metáforas batidas sobre virgindade. No segundo filme isso é uma referência clara. Isabella Swan é uma mortal que se apaixona por um vampiro, Edward Cullen. É isso! Tudo o mais é secundário, como a inclusão de lobisomens e outros clãs de vampiros. 


Já Harry Potter é um guri que descobre ser filho de bruxos, e por isso mesmo é chamado para estudar em Hogwarts, a escola da magia. Entre flashbacks do seu misterioso passado e os seus estudos, Voldemort, o vilão da série e assassino dos pais do bruxo, começa a se recompor, para mata-lo!


a) MitologiaHarry Potter tem uma mitologia única, com feitiços, as Casas de Hogwarts, e o assassinato de seus pais. Crepúsculo trata de destruir todas as mitologias possíveis, começando pela dos vampiros, que brilham como fadas, bebem sangue de animais e têm vergonha de si mesmos. Fora lobisomens sem camisa que se transformam quando ficam nervosos . ( ponto pra Harry Potter)


b) Narrativa: Harry Potter é recheado de ação, suspense, mortes, personagens interessantes e se sai bem no quesito fantasia, que é o seu alvo. Crepúsculo é um romance calmo mas mesmo assim possui várias cenas de aventura! (Ponto praCrepúsculo)


c) FãsCrepúsculo tem fãs de várias idades e inclusive é usado como material para escolas inglesas, fora que são organizados grandes encontros de fãs. Além disso, incentivou muitas crianças a ler e melhorou o desempenho escolar delas. ( ponto para Crepúsculo)


Veredito: Nâo que um seja melhor que o outro mas.... dessa vez o nosso vencedor é Crepúsculo... 2x1

 

3 - Personagens


a) Heróis: Harry é um bruxo poderoso que aprende magias, comanda grupos de resistência na sua escola, luta contra a ditadura que está se instaurando no Ministério da , tem uma coruja, luta contra o maior vilão da Terra, volta no tempo, tem os pais assassinados, voa num carro e num grifo, luta contra um sem-número de monstros, além de ser um aluno brilhante. Edward Cullen não pode viver sem Bella, tem o poder de aparecer pra dar lições de moral nela através de visões. ( empate)

b) Vilões: Em Harry Potter existe Voldemort, um bruxo mega-poderoso que matou os pais de Harry e está voltando.. Fora isso ainda tem uma conspiração no Ministério da Magia, vilões que viram mocinho e vice-versa. Enquanto isso,Crepúsculo foi capaz de criar vilões , representados por três bebedores de sangue de gente. Eles não tem piedade de ninguém. Ao final, uma imensa batalha é armada entre vampiros, lobisomens, Volturi e tudo o mais.(Mais um grande empate)


c) Mulheres: Em Harry Potter existe Hermione, inteligente, linda e que não mede esforços para lutar pelo que considera certo. Em Crepúsculo temos Bella, que é bonita , pede pra ser mordida a cada 10 segundos e se apaixona pelo cara mais lindo do universo!  (Ponto pra crepúsculo)


d) Coadjuvantes: Em Crepúsculo temos alguns coadjuvantes interessantes: os Volturi,a família de Edwar, os lobisomens,os vilos, e os amigos de Bella! Em Harry Potter temos Dumbledore, Sirius Black, professores de magia, Comensais da Morte, a Murta que Geme… (Ponto para Crepúsculo)

Veredito: Nem o que comentar aqui. Dessa vez o nosso grande campeã é A Saga Crepúsculo! 


 

4 - Os Filmes


a) Diretores: Harry Potter começou mal, com Chris Columbus, que filmou algo perto de um teatro infantil. Com a chegada de Alfonso Cuarón , em O Prisioneiro de Azkaban a coisa melhora, e a série fica sombria. Os outros três foram bons - e dirigidos por Mike Newell (Donnie Brasco e O Homem da Máscara de Ferro) e David Yates, que dirigiu os dois últimos -, mas nada de outro universo, sendo o Cálice de Fogo o mais legal.


Já Crepúsculo tem 3 filmes espetaculas que começaram super bem, o primeiro dirigido Catherine Hardwicke (que fez coisas boas, como Aos Treze e Lords of Dogtown)e o segundo foi dirigido por Chris Weitz, que é mais diretora que Catherine (ele dirigiu A Bússola Dourada). (  é ponto pra  Crepúsculo)

b) Atores: O cast de Harry Potter é mirim, e praticamente começou na série, escolhidos por sua aparência física… . Emma Watson atua vamos dizer igual a  Kristen, enquanto Rupert atua MUITO melhor que Taylor (Jacob). Bom, fora isso, Robert  atuou primeiro em Harry Potter, antes de partir pra Crepúsculo. Isso sem citar que Harry. ) Crepúsculo tem: Dakota Fanning e Bryce Dallas Howard. (Ponto pra Crepúsculo,mas isso não quer dizer que os de Harry Pottes sejam ruins)

c) CríticaHarry Potter tem média 50 no MetaCritic, enquanto Crepúsculo  ums 73. (Ponto pra Harry Potter)


d) Trilha Sonora: Inclui item porque a trilha de Crepúsculo é realmente boa! (Ponto pra Crepúsculo)

Veredito: Crepúsculo vence por 2x1



Veredito final: Caso você ama vampiros escolha: Crepúsculo com todas as suas forças. Jáse você adora magia e coisas do tipo escolha: Harry Potter que é uma clássica jornada do herói. que você só deixará de lado se tiver problemas com magia… ou muitas crianças na tela.

2 comentários:

  1. quem escreveu essa coisa que eu não chamo de texto esta super erado no 1ª fica 4x1 pro Harry e para min oque importa são os livros e não a beleza do autor no 2ª a narrativa de Harry Potter e em terceira pessoa e assim da para se ter uma verdadeira complexidade nas aventuras e batalhas enquanto em crepúsculo a Bella e a narradora e ela desmaia nas senas de batalha ou não esta presente, os Fans de Harry Potter são de todas as idades e sexos como adultos,adolescentes e crianças já o crepúsculo e mais voltado para as mulheres e adolescentes , e na 3ª Harry e um bruxo , ele e orfão vive em uma escola magica, tem uma batalha que ira decidir o ruma da historia de seu mundo, tem amigos complexos e ainda tem tempo de romance com duas protagonistas Cho e Gina enquanto Edward eu um vampiro apaixonado por uma mortal em um amor proibido só, e os vilões nem se fala ano final da serie Harry Potter tem uma batalha imensa com Voldemort e seus comparsas já em crepúsculo quando as pessoas espera ver uma batalha entre os cullen e lobisomens contas Volturis ele só conversão ???????????? E Hermione ela e linda, inteligente e que no final revela um amor secreto por Rony já em crepúsculo Bella fica apaixonada por Edward e o resto e só um triangulo amoroso mal feito e batalhas sem sentido. Os Coadjuvantes são mais complexos com tramas fora da historia mas ainda assim paralelas já em crepúsculo os Coadjuvantes são são pouco complexos e sem estrutura os unicos da serie que tem uma verdadeira estrutura e complexidade moral são Edward , Bella e Jacob . Os unicos personagens de crepúsculo de categoria são Coadjuvantes o resto e só pela beleza e mal sabem atuar mas o de Harry Potter não são muito melhores e os de categoria são Coadjuvantes então empate as duas trilhas sonoras são classicas e as duas tem os seus motivos Harry Potter e um ambiente antigo e magico não ficaria bem Lady Gaga e em Crepúsculo e um romance a lá Romeu e Julieta não iria ficar bom mas eu amo as duas series mas Harry Potter cativa o publico de uma forma que eu nem sei explicar mas vai uma a dica Crepúsculo seria melhor narrado por Edward!!!!!!!! MUITO MELHOR

    ResponderExcluir
  2. Olha aqui minha querida e desenformada escritora, Crepúsculo é moda Harry Potter é historia!!!!!!!!!PRIMEIRO QUEM É VOCÊ A FALAR QUE CREPÚSCULO É MELHOR QUE HARRY POTTER!!!!!A MENOR NOTA QUE CREPUSCULO RECEBEU FOI 3,8 E A DE HARRY POTTER FOI 5,9 CALA SUA BOCA!!!!!!!!!UMA PESSOA COMO J.K TE CHEGADO AONDE CHEGOU É MUITO DIFÍCIL,ELA TEVE UMA INFÂNCIA , HOJE ELA É UMA DAS MULHERES MAIS RICAS DO MUNDO COM 1 BILHÃO ENQUANTO A ESCRITORA DE CREPÚSCULO , NÃO TENHO NEM PALAVRAS PARA ESCREVER COMO ELA É RUIM.....AH LEMBRANDO O LUCRO DO MENOR FILME DE HARRY POTTER DA O EQUIVALENTE O LUCRO DE CREPUSCULO INTEIRO E AINDA SOBRA MUITO MAIS MUITO DINHEIRO SUA ANTA

    ResponderExcluir